Revista

Há dez anos no ramo de viagens gastronômicas, Leyla Spada, idealizadora do Comida com História, se encantou com o mundo da gastronomia, principalmente quando visitava produtores de alimentos. Passando por produções em diversas partes do mundo, percebeu que não bastava degustar um produto, era preciso entender como ele era produzido e conhecer quem o produzia.

Então viu a necessidade de conhecer produtores no Brasil, país que nasceu. E o que antes era encantamento, virou amor. A cada conversa que tinha com um agricultor, a cada paisagem do campo, a cada alimento que degustava, a cada dificuldade que presenciava, tinha a certeza de que o aprendizado adquirido e as sensações vividas não podiam ser mantidos só para ela. Deveriam ser compartilhados com outras pessoas!

Foi aí que surgiu a ideia do Comida com História. Para abraçar toda a gama de produtos feitos no Brasil e alcançar mais pessoas interessadas no assunto, a equipe aumentou: entraram no projeto Gustavo Schwabe e Amanda Santo, jornalistas como Leyla. Os três idealizaram e lançaram a revista digital Comida com História, feita especialmente para ser lida no celular. A revista tem conquistado cada vez mais o coração de quem a lê.

O trabalho com a revista tem propósitos bem definidos: dar mais visibilidade a produtores de pequeno porte, estimular o consumo de produtos locais e trazer mais informação e saúde para o leitor!

O projeto da revista Comida com História foi finalista do Prêmio Nacional de Jornalismo do Sebrae em 2022, na categoria Jornalismo Empreendedor.

Dica

As nossas revistas são produzidas para serem lidas, de preferência, em telas verticais. Por isso, se você acessar pelo seu aparelho celular terá uma experiência de leitura ainda melhor.

Envie seus dados para receber a revista digital Comida com História gratuitamente. Ela é enviada por lista de transmissão via WhatsApp.

Quero receber!

Navegue pelas edições

2024

Edição 37 - Via Gastronômica de Coqueiros

A edição 37 da revista Comida com História faz parte do Guia Cultural Gastronômico de Florianópolis. Esta edição apresenta a Via Gastronômica de Coqueiros, a mais diversificada da capital catarinense. Criada em 2006, a rota resultou de um processo de agrupamento empresarial através da roteirização de estabelecimentos de alimentação fora do lar. Atualmente, a Via Gastronômica de Coqueiros conta com uma média de 25 integrantes, localizados desde o início do bairro de Coqueiros até o fim de Itaguaçu. Mas muito mais do que um destino gastronômico, Coqueiros guarda histórias ligadas ao mar, à cultura e a lendas! Impossível não se encantar. (Acesse o Guia completo aqui).

Edição 36 - Benzedeiras da Ilha da Magia

A edição 36 da revista Comida com História faz parte do Guia Cultural Gastronômico de Florianópolis. Esta revista fala sobre as benzedeiras, figuras centrais na formação de Florianópolis e que têm profundo conhecimento do uso de ervas. Aromáticas, medicinais e gastronômicas, as mesmas ervas usadas no tempero da culinária manezinha são manipuladas por essas mulheres na busca pela conexão com o divino. No período colonial, em que as comunidades ainda careciam de estrutura, a benzedeira representava tudo: a xamã, a médica, a conselheira e a parteira. O costume é influenciado pela cultura indígena, fortalecida com a chegada dos açorianos e africanos. Ainda hoje o trabalho das benzedeiras segue vivo na Ilha de Santa Catarina. (Acesse o Guia completo aqui).

Edição 35 - Pesca Artesanal da Tainha

A edição 35 da revista Comida com História faz parte do Guia Cultural Gastronômico de Florianópolis. O material mostra a pesca da tainha no Campeche, uma das praias da cidade. Registrada como Patrimônio Cultural de Santa Catarina, a pesca da tainha é um símbolo da comunidade tradicional desse território. Muito antes de o Campeche se tornar destino queridinho para novos empreendimentos e novos moradores de Florianópolis, era uma comunidade que girava em torno da pesca artesanal. Ainda hoje existem quatro ranchos de pesca no bairro, alguns com canoas centenárias. Uma forma de resistência à especulação imobiliária e uma luta por preservar a atividade artesanal. (Acesse o Guia completo aqui).

Edição 34 - Tainha no Feijão

A edição 34 da revista Comida com História faz parte do Guia Cultural Gastronômico de Florianópolis. Ela apresenta um prato quase esquecido, que antigamente alimentava as famílias mais pobres da capital catarinense, que viviam da pesca e da roça. A tainha no feijão é servida basicamente com farinha de mandioca, usada juntamente com o caldo do feijão para se fazer pirão. A tainha é cozida dentro do feijão preto, e quando não é época dela, o peixe é substituído por outro, como parati e corvina. Essa receita é preparada preferencialmente na panela de barro, mas hoje em dia é raro encontrar alguém ou algum restaurante que a sirva. (Acesse o Guia completo aqui).

Capa da edição 33 da revista Comida com História. Close de um prato de camarão ao alho e óleo com fatias de limão galego.

Edição 33 - A Sequência de Camarão

A edição 33 da revista Comida com História faz parte do Guia Cultural Gastronômico de Florianópolis. Ela traz um dos pratos mais tradicionais da cidade, a sequência de camarão. Composta por camarão ao alho e óleo, no vapor e à milanesa, caldo de camarão com peixe grelhado e pirão, a sequência de camarão é um símbolo do auge da Lagoa da Conceição. Inventada pelos bares e restaurantes mais típicos, numa época em que a Lagoa da Conceição ainda era frequentada apenas por moradores, a sequência é ainda hoje o carro chefe de alguns cardápios. (Acesse o Guia completo aqui).

Edição 32 - Festas Gastronômicas de SC

A edição 32 da revista Comida com História encerra o conjunto de seis edições sobre turismo gastronômico em Santa Catarina. O turismo gastronômico é uma tendência mundial, e a gente não podia deixar de mostrar projetos, pessoas e negócios que estão investindo nesse segmento. Essa edição traz quatro festas ligadas à gastronomia catarinense. As festas e festivais gastronômicos são uma excelente forma de atrair turistas e promover a cultura de um destino. Por meio desse tipo de evento, é possível conhecer personagens incríveis que investem na manutenção de uma tradição. Nesta edição trazemos uma cervejaria centenária, a história das ostras de Florianópolis, a cultura da cuca em um município onde ela é marca registrada e, por fim, um alambique que ajudou a dar a fama de produtora de cachaça a uma cidade do estado.

2023

Edição 31 - Produtos que Orgulham SC

A edição 31 da revista Comida com História integra o conjunto de seis edições sobre turismo gastronômico em Santa Catarina. O turismo gastronômico é uma tendência mundial, e a gente não podia deixar de mostrar projetos, pessoas e negócios que estão investindo nesse segmento. Essa edição traz os sete produtos do estado que possuem Indicação Geográfica. Um verdadeiro aprendizado sobre como a gastronomia caminha de mãos dadas com o clima, a geografia e a cultura e tradição do povo local! As Indicações Geográficas se referem a produtos ou serviços que tenham uma origem geográfica específica, ou seja, garante que eles possuem qualidades vinculadas aos seus locais de origem. Com o resultado, as IGs comunicam ao mundo que certa região se especializou e tem capacidade de produzir algo diferenciado e de excelência.

Edição 30 - Mercados, Feiras e seus Sabores

A edição 30 da revista Comida com História integra o conjunto de seis edições sobre turismo gastronômico em Santa Catarina. O turismo gastronômico é uma tendência mundial, e a gente não podia deixar de mostrar projetos, pessoas e negócios que estão investindo nesse segmento. Visitar mercados e feiras livres é ir em busca dos sabores de cada destino. Nesses lugares, além de ter contato com produtos locais, existe a oportunidade de conhecer produtores e aprender mais sobre a cultura gastronômica do lugar que se está visitando. Por isso, essa edição traz mercados e feiras do estado catarinense, além dos personagens inspiradores que fazem parte desses que são verdadeiros e autênticos “pontos turísticos”.

Edição 29 - Gastronomia em Forma de Arte

A edição 29 da revista Comida com História integra o conjunto de seis edições sobre turismo gastronômico em Santa Catarina. O turismo gastronômico é uma tendência mundial, e a gente não podia deixar de mostrar projetos, pessoas e negócios que estão investindo nesse segmento. Essa edição é a prova de que na cozinha tudo pode se transformar e de que sim, gastronomia é também arte. A revista é composta por quatro reportagens que trazem restaurantes com histórias incríveis. Entre elas, um restaurante açoriano que se inspira nos botos pescadores, outro que faz alta gastronomia com ingredientes da serra de SC, um terceiro que une cozinha criativa, responsabilidade e diversidade e, finalmente, um recanto em meio a uma natureza exuberante, que promete despertar as melhores lembranças de seus clientes.

Edição 28 - A Potência que Vem das Mulheres

A edição 28 da revista Comida com História integra o conjunto de seis edições sobre turismo gastronômico em Santa Catarina. O turismo gastronômico é uma tendência mundial, e a gente não podia deixar de mostrar projetos, pessoas e negócios que estão investindo nesse segmento. Nessa edição, trazemos histórias de mulheres que estão à frente de experiências ligadas à gastronomia no estado catarinense: duas mulheres abriram as portas da sua chácara para mostrar a beleza e os sabores da produção de cogumelos; um passeio oferece contato com a natureza, mesa farta e um mergulho na história da serra Dona Francisca; conheça a mulher que precisou de muita força para superar dificuldades e produzir cachaça em meio à natureza; e uma história de resistência é preservada através da valorização de tradições na roça e na cozinha de um quilombo de SC.

Edição 27 -Os Sabores da Inovação

Edição 27 - Os Sabores da Inovação

A edição 27 da revista Comida com História integra o conjunto de seis edições sobre turismo gastronômico em Santa Catarina. O turismo gastronômico é uma tendência mundial, e a gente não podia deixar de mostrar projetos, pessoas e negócios que estão investindo nesse segmento. Esta edição mostra como a inovação pode transformar as tradições gastronômicas de um destino em produtos turísticos. A revista traz quatro iniciativas inovadoras que ajudam a valorizar lugares e pessoas ligados à gastronomia catarinense.

2022

Edição 26 - O Alimento como Bem Comum​

Edição 26 - O Alimento como Bem Comum

A edição 26 da revista Comida com História mostra a produção de alimentos no Distrito Federal. O que descobrimos? Que a capital brasileira não fica atrás de nenhum estado do país. Na capa, uma matéria sobre a CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura) e a produtora que mudou de estilo de vida pra alimentar os filhos com orgânicos. Também vamos conhecer um pão com linguiça cheio de história, com suas raízes ligadas às tradições dos tropeiros! E vamos além: que tal redescobrir a baunilha brasileira com um dos maiores especialistas do país? E tem mais: produtora de cogumelos investe nas propriedades medicinais dos fungos. Pra finalizar, trazemos uma reportagem sobre soberania alimentar.

Edição 25 - Gotas com Sabores do Brasil

Edição 25 - Gotas com Sabores do Brasil

A edição 25 da revista Comida com História mostra a produção de alimentos em São Paulo. E ela traz a diversidade do estado mais populoso do Brasil. Pra começar, um argentino que produz bitters com insumos dos biomas brasileiros. Uma família dinamarquesa que trabalha com a valorização de frutas da Mata Atlântica, incluindo o cambuci. Tem também uma descendente de libaneses que faz coalhadas com a receita original de sua família. E, claro, filhos de japoneses mostram como se faz chá em agrofloresta. Para concluir esta edição, uma matéria sobre as principais origens da cultura alimentar do estado de São Paulo.

Edição 24 - Nova Vida com a Cana-de-Açúcar

A edição 24 da revista Comida com História mostra a produção de alimentos no Pernambuco. E ela vem toda focada na cana-de-açúcar, que talvez seja um dos principais elementos da gastronomia pernambucana. Na capa, um casal que traz de volta ofícios tradicionais ligados ao canavial, responsáveis pela produção de rapadura, mel de engenho e cachaça. Tem também o alfenim, doce feito de açúcar, água e limão, e que é marca registrada da cidade de Agrestina. A história de um produtor que mantém a tradição do doce de leite no município de Afrânio. E ainda: conheça o Bolo Souza Leão, considerado o bolo ícone de Pernambuco. Pra finalizar, as raízes açucaradas da cozinha pernambucana.

Edição 23 - Vinho com Propósito

Edição 23 - Vinho com Propósito

A edição 23 da revista Comida com História mostra a produção de alimentos no Rio Grande do Sul. E que maravilha saber que tanto produtor está em busca de sustentabilidade! Na capa, apresentamos um produtor de vinho orgânico que traz de volta um pouco da forma de trabalho realizada quando era criança. Empresária do ramo do turismo e gastronomia valoriza o butiá em um pequeno município gaúcho que tem a maior área de butiazal do Brasil. A tradição dos doces de Pelotas tem passado de geração em geração em uma família de origem portuguesa. Tem também a produção de um azeite de oliva agroecológico em busca do selo de orgânico. Pra finalizar, a importância do fogo na cultura gaúcha.

Edição 22 - A Pesca do Pirarucu

A edição 22 da revista Comida com História mostra a produção de alimentos no Amazonas. E, claro, começamos a revista com um dos alimentos mais simbólicos da Amazônia, o pirarucu, um dos maiores peixes de água doce do mundo. Na sequência, falamos sobre a importância do guaraná na alimentação dos povos da floresta, assim como sua produção tem trazido melhorias na vida de ribeirinhos e indígenas. Trazemos também o tempero mais antigo do Brasil, o arubé, um tipo de mostarda, que tem milhares de anos de existência. Além dessas matérias, mostramos a farinha de Uarini, que ganhou Indicação Geográfica por sua história e relevância para a população do município. Para fechar, a relação do chef de cozinha com a valorização de insumos locais.

Edição 21 - O Segredo do Bolo de Arroz​

Edição 21 - O Segredo do Bolo de Arroz

A edição 21 da revista Comida com História mostra a produção de alimentos em Mato Grosso. E nada melhor para abrir a revista do que o bolo de arroz, patrimônio cuiabano! E tem muito mais: primeira produtora de chocolate do estado trabalha para desenvolver a cadeia de cacau mato-grossense, cooperativa de mulheres descobre no cumbaru uma chance para melhorar de vida, bebida de origem africana que está presente em festividade religiosa da primeira capital do estado é pura simbologia, e a cerâmica que carrega em si a resistência dos ribeirinhos do Mato Grosso.

Edição 20 - A Culinária Caipira do Brasil

Edição 20 - A Culinária Caipira do Brasil

A edição 20 da revista Comida com História mostra a produção de alimentos no Piauí. Nela, apresentamos um produtor que cria uma raça de galinha nacional que quase foi extinta, e que hoje ajuda a resgatar a culinária caipira. Tem também um grupo de agricultores do semiárido que deixou a dificuldade de comercialização no passado abrindo sua própria loja virtual. E tem mais: já comeu feijão verde? Mostramos o que é esse ingrediente super tradicional na cozinha nordestina e quem está por trás da sua produção. E, claro, não tem como falar do Piauí sem mencionar a bebida mais simbólica do estado, a cajuína. Pra finalizar, uma matéria sobre como o sol pode ser o elemento mais importante para o desenvolvimento do semiárido brasileiro.

Edição 19 - O Pescador

A edição 19 da revista Comida com História mostra a produção de alimentos no Rio de Janeiro. Trazemos desde um pescador submarino que se preocupa em praticar a pesca sustentável até uma cachaça feita de forma artesanal, prezando sempre pelo meio ambiente. Além dessas matérias que mostram como alimento e respeito ambiental podem andar juntos, contamos a história de um arroz muito saboroso e aromático produzido somente em uma pequena comunidade do estado fluminense. Para fechar, uma produtora que pratica a agricultura salina, e um projeto lindo de gastronomia social.

Edição 18 - Sabor com Raízes Quilombolas

Edição 18 - Sabor com Raízes Quilombolas

A edição 18 da revista Comida com História mostra a produção de alimentos no Amapá. E são as comidas de origem africana que abrem a edição, mostrando como a culinária de quilombo influencia a gastronomia brasileira. Tem também a história da produção de chopps por uma vovó, que hoje tem mais de 30 sabores. Além da primeira fábrica de chocolate amapaense, aberta há muito pouco tempo, mesmo o estado tendo o bioma Amazônia como seu principal, de onde o cacau é nativo. Por fim, mostramos a gengibirra, bebida criada para aliviar as cordas vocais de músicos, e que ganhou o coração de turistas e locais.

Edição 17 - Queijos do Sertão

Edição 17 - Queijos do Sertão

A edição 17 da revista Comida com História mostra a produção de alimentos no Rio Grande do Norte. Com ênfase em alimentos artesanais e tradicionais do estado, a capa traz os queijos de coalho e de manteiga, típicos do sertão potiguar. Trazemos também o famoso mel de Jandaíra, cuja produção ajuda na preservação da Caatinga. Mostramos uma linguiça bem tradicional no Seridó, uma famosa região gastronômica do estado, além de doces feitos com frutas tropicais da agricultura familiar sem nenhum tipo de conservante. Pra finalizar essa edição, uma matéria que apresenta a luta de uma pesquisadora pra não deixar os queijos artesanais do sertão do Rio Grande Norte sumirem.

2021

Edição 16 - Do Cerrado Para Todo o Brasil

Edição 16 - Do Cerrado Para Todo o Brasil

A edição 16 da revista Comida com História mostra a produção de alimentos em Goiás. Trazemos a história de um casal que beneficia o pequi, um dos frutos mais emblemáticos do Cerrado, bioma predominante no estado. Também mostramos a herança dos doces que Cora Coralina deixou na Cidade de Goiás. Apresentamos um produtor de farinha de mandioca que prioriza a venda em feiras livres, além de uma matéria sobre o açafrão da terra, produto que tem melhorado a vida dos habitantes de uma região goiana. Pra fechar a edição, uma reportagem sobre a importância do Cerrado e seu potencial gastronômico.

Edição 15 - Peixes da Amazônia

Edição 15 - Peixes da Amazônia

A edição 15 da revista Comida com História mostra a produção de alimentos em Rondônia. O estado, formado por pessoas de todas as partes do Brasil e dos países vizinhos, é exemplo de como as diferenças são enriquecedoras e geram bons frutos. Entre as reportagens, uma produtora que fornece peixes de rio para a merenda escolar do estado, café da agricultura familiar é exemplo de sustentabilidade, queijo artesanal tem sabor de fé e gratidão, salvadora de abelhas produz méis que expressam o sabor da Amazônia, além de uma matéria sobre gastropolítica.

Edição 14 - Caju, o Sabor do Brasil

Edição 14 - Caju, o Sabor do Brasil

A edição 14 da revista Comida com História mostra a produção de alimentos no Ceará. Um dos estados mais bonitos do Brasil nos apresenta comidas que exploram sua diversidade local, sejam oriundas da terra, do mar ou do mangue. Trazemos a história de um casal que deixou a vida na grande cidade para trabalhar com caju produzido por assentamento. Mostramos uma produção familiar de licores que é ponto turístico de uma pequena cidade cearense chamada Viçosa, além de apresentarmos um doce que chegou ao país nas caravelas de Pedro Álvares Cabral. Tem também três roteiros gastronômicos para degustar as delícias do Quilombo do Cumbe e, para finalizar, um laboratório que fomenta estudos com produtos da cultura alimentar cearense.

Edição 13 - Tradição Gastronômica no Coração de Montanha

Edição 13 - Tradição Gastronômica no Coração de Montanha

A edição 13 da revista Comida com História mostra a produção de alimentos no Espírito Santo. Estado pequeno, mas enorme em tradições gastronômicas. Trazemos histórias que têm relação com o fluxo de imigrantes italianos, assim como de baianos que levaram consigo a receita da carne de sol, ajustada mais tarde para o paladar capixaba. Tem também a quinta geração na produção de café, que lidera o movimento de cafés especiais com a variedade Conilon, além de produtores de cacau que fazem 18 produtos com a matéria-prima, e um embutido super especial, de receita italiana. Para fechar, a importância em unir o conhecimento de pesquisadores com a experiência de produtores.

Edição 12 - Uma Farinha com Sabor Centenário

Edição 12 - Uma Farinha com Sabor Centenário

A edição 12 da revista Comida com História mostra a produção de alimentos no Acre. O único estado inteiramente imerso na Floresta Amazônica tem produto centenário, inovador, tradicional e cheio de propósito. Tem reportagem sobre uma farinha responsável por 60% da economia de toda uma região do estado, outra sobre uma empresa familiar que há 15 anos valoriza a castanha do Brasil, uma outra sobre sócios que levaram o tucupi para os mercados do Acre, além da história de um vinho de açaí feito por produtor autodidata. Para finalizar, um artigo que conta sobre o primeiro ano de existência da revista Comida com História.

Edição 11 - Sabores Regionais Sobre o Trilho

A edição 11 da revista Comida com História mostra a produção de alimentos no Maranhão. Esse estado surpreende pela cooperação que existe entre as pessoas para que alcancem o sucesso em conjunto. Entre as reportagens, estão duas associações que fazem parte da Rede Mulheres do Maranhão. Uma produz o doce de buriti, típico regionalmente e vendido sobre os trilhos de um trem. Já a outra faz um mel bem especial, incluído na cesta básica estadual, e que tem gostinho de floradas tanto de terra firme quanto do manguezal. Além dessas, uma produtora de chocolate bean to bar que está ajudando a melhorar a vida de 23 famílias de agricultores, a linda história das quebradeiras de coco de babaçu e os muitos produtos que podem ser feitos a partir desse fruto. Para fechar, uma matéria sobre cozinha ancestral.

Edição 10 - Um Lugar Onde se Planta Paixão

A décima edição da revista Comida com História mostra a produção de alimentos na Paraíba. Se ainda não ouviu falar em sementes da paixão, saiba que elas deram origem a um alimento para lá de importante nesse estado. A edição apresenta também uma cachaça feita ao som de música clássica, a lenda do arroz vermelho e seus benefícios para a saúde, inovação aliada à agricultura familiar que deu origem a molhos de pimentas, e a história de um assentado empreendedor que faz queijos de cabra especiais.

Edição 9 - A Liberdade de Viver em Casa

Edição 9 - A Liberdade de Viver em Casa

A nona edição da revista Comida com História mostra a produção de alimentos no Paraná. A relação entre liberdade e criação de animal é abordada em matéria sobre produtor que cria uma raça de porco 100% nacional. No mais, uma bala de banana que tem Indicação Geográfica e traz memórias felizes, um queijo de receita italiana que faz pessoas dirigirem 70 quilômetros, a terra da erva-mate feita sob a sombra de araucárias, e uma farinha inovadora que está estimulando a cadeia produtiva.

Edição 8 - Memórias Engarrafadas

Edição 8 - Memórias Engarrafadas

A oitava edição da revista Comida com História mostra a produção de alimentos no Tocantins. O estado mais novo do Brasil surpreende: sócias engarrafam os sabores de uma cidade tocantinense para o turista poder levar embora, o amor perfeito de um casal é o ingrediente principal de um biscoito cheio de história, polpas de frutas estão tornando realidade um sonho antigo de uma produtora, queijos feitos com receita mineira e insumos tocantinenses, e as riquezas naturais e mistura de povos do estado ajudam a formar sua identidade gastronômica.

Edição 7 - A Cor da Transformação

Edição 7 - A Cor da Transformação

A sétima edição da revista Comida com História mostra a produção de alimentos no Alagoas. O trabalho feito com a pimenta rosa na região da foz do rio São Francisco é destaque, mas a edição traz também a história de uma produtora de microverdes que está deixando os pratos alagoanos mais bonitos e nutritivos, um grupo de mulheres assentadas que usam a mandioca para serem independentes, ostras nativas depuradas que tornaram uma vila litorânea atrativo turístico, e o encontro entre gastronomia e arte.

Edição 6 - A Árvore que Agrega e Sustenta

A sexta edição da revista Comida com História mostra a produção de alimentos no Sergipe. Certamente as Catadoras de Mangaba não podiam ficar de fora. Além delas, a pesca do caranguejo aratu e sua importância no sustento de famílias, um biscoito que é símbolo de uma das cidades mais antigas do país, queijos que valorizam a cultura do sertão, e uma viagem para conhecer a importância cultural das feiras livres.

Edição 5 - Sabor Ameaçado de Extinção

Edição 5 - Sabor Ameaçado de Extinção

A quinta edição da revista Comida com História mostra a produção de alimentos no Mato Grosso do Sul. Obviamente que a cultura pantaneira está mais do que presente. Entre os artigos estão o de uma farinha de mandioca que mantém viva a cultura dos migrantes nordestinos, carne orgânica produzida em harmonia com a natureza, picolés de frutos regionais, queijo pantaneiro feito com receita típica do Pantanal, e uma matéria sobre agricultura urbana, tão possível e necessária.

2020

Edição 4 - Um Fim de Ano Mais Doce

Edição 4 - Um Fim de Ano Mais Doce

A quarta edição da revista Comida com História mostra a produção de alimentos no Pará. Não podia ficar de fora o cacau amazônico usado para fazer chocolates finíssimos, as farofas saudáveis que reforçam a tradição da farinha de mandioca no estado, cervejas elaboradas com ingredientes locais como o açaí, a trajetória de um queijo de búfala centenário, e uma história cada vez mais comum: famílias que trocam a cidade pelo campo.

Edição 3 - O doce sabor da tradição

Edição 3 - O Doce Sabor da Tradição

A terceira edição da revista Comida com História mostra a produção de alimentos na Bahia. E, claro, quando se pensa no estado baiano, logo vem à mente cacau e coco. Então, contamos a história de um chocolate bean to bar cuja tradição do cacau é centenária na família, revelamos a beleza da Chapada Diamantina por meio de um café especial, trazemos um óleo de coco feito de forma totalmente sustentável, além de uma produção de uvas no Vale do São Francisco e uma reportagem super importante sobre desperdício de comida.

Edição 2 - Novos Sabores Cheios de História

A segunda edição da revista Comida com História mostra a produção de alimentos em Minas Gerais. Dessa vez, focamos em produtos típicos do estado, como aqueles feitos com as famosas jabuticabas de Sabará, doces que revitalizam receitas da vovó, uma cachaça que honra a tradição mineira da bebida, o cheio de história queijo do Serro, e uma reportagem sobre guardiões de sementes, pessoas essenciais para a preservação da nossa biodiversidade.

Edição 1 - Alimentos com Propósito

A primeira edição da revista Comida com História mostra a produção de alimentos em Santa Catarina. Por mais rico que seja o estado em tradições gastronômicas, apresentamos novidades do setor alimentício. Entre as reportagens estão queijos à base de leite de castanha de caju, iguaria feita com ova de tainha, azeite de oliva com terroir da serra catarinense, mel de abelhas nativas da Mata Atlântica, e uma matéria inteira sobre PANCS, as heroínas da biodiversidade.

Bem-vindo, novamente!

Acesse sua conta

Crie uma nova conta!

Preencha o formulário para cadastrar-se

Retrieve your password

Insira seu e-mail ou nome de usuário para criar nova senha.

Add New Playlist

Tem certeza que deseja desbloquear esta reportagem?
Unlock left : 0
Tem certeza que quer cancelar sua inscrição
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00