O sol se põe no horizonte montanhoso. A silhueta de uma araucária se desenha na paisagem enquanto uma revoada de papagaios charão passa pelos vinhedos. Tudo está em harmonia. Tudo conflui para a qualidade do que está para nascer: o vinho. Esta é a paisagem típica de um sonho. Mais do que sonho: uma realidade que se transformou em marca registrada do território.
Lá do alto da serra catarinense, a mais de 900 metros acima do mar, se faz um vinho único, o chamado Vinho de Altitude. A altura e as baixas temperaturas não são os únicos fatores determinantes para a qualidade da bebida. O tipo de solo também é crucial para produzir a uva certa. Nesta região da serra há um segredo escondido embaixo da terra: o solo basáltico é o que traz ainda mais complexidade e acidez para a bebida.
Quando visitava Santa Catarina, os casal capixaba Thaís e Paulo Gaudio perceberam esse tesouro e decidiram ficar. Se mudaram para Urupema, se especializaram na produção de vinhos e abriram uma vinícola. Eles carregam um amor genuíno pela serra e um respeito ao ecossistema de um lugar onde vinho é mais que um vinho: é sonho tornado realidade.
Este vídeo teve sua estreia no 1o. Cozinha Show – Comida com História, um projeto cultural realizado pelo Comida com História, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o incentivo de Bistek Supermercados e Metalúrgica Spillere.
Saiba mais sobre o 1o. Cozinha Show – Comida com História aqui.
ACESSE AQUI A VERSÃO DO VÍDEO COM LEGENDA.