Comer um prato de comida não é a mesma coisa que degustá-lo por inteiro. Cada ingrediente utilizado para preparar uma receita tem uma história por trás, seja ela de uma cultura, produtor, animal, religião ou mesmo uma empresa. Muitas dessas histórias são inspiradoras, mostrando a paixão que move a produção de alimentos. Outras, em contrapartida, são focadas apenas no lucro, podendo provocar sofrimento ao longo de todo o processo de elaboração.
O Comida com História surge da vontade de contar essas histórias, mas também da necessidade em educar o consumidor sobre os alimentos que ele come. Em um mundo em que a população varia entre os extremos obesidade e má nutrição, em que um chef é mais valorizado que um produtor, em que a variedade de nossas dietas é substituída pela padronização de alimentos, e no qual quem produz nossa comida muitas vezes passa fome, é importante dar voz àqueles que produzem se preocupando com a sustentabilidade em todos os seus sentidos dentro do sistema de produção de comida, aos criadores de novas tecnologias que ajudam a reduzir os impactos de nossas dietas, assim como àqueles que mantêm vivas tradições culinárias que conservam nossas raízes.
Para nós do Comida com História, a comida tem múltiplas facetas. Ela começa com o acesso à terra pelos agricultores, passa pela seleção das sementes, cuidado com os animais, chega até a questão do desmatamento e a preservação da biodiversidade, percorre continentes em busca de trabalho na lavoura, é a fruta tropical mantida em baixas temperaturas para ser distribuída durante todo o ano, é a fome, a obesidade, aquela tradição de fazer queijo que vem de outras gerações, é o caminho percorrido pelo alimento até chegar à nossa mesa, é a importância de um prato para uma cultura, é o papel da mulher na produção alimentar, é o direito ao alimento, o acesso a ele, é uma dieta, uma nova tecnologia, é a água, é quem faz a comida, desde seu plantio ou criação até o seu preparo, é o extrativismo, é o agricultor, é o produtor, o cozinheiro, o chef, é o lixo gerado na produção da comida, o desperdício, e é, acima de tudo, você, nós, aqueles que podem influenciar em todos os itens do sistema alimentar com nosso conhecimento e poder de compra, para que ele se torne mais justo e sustentável.
Boa degustação!
Nossa equipe é formada por pessoas que acreditam que uma boa comunicação é a base de tudo. E é assim, apoiado nessa ferramenta, que o Comida com História mostra o universo multifacetado da gastronomia e auxilia quem atua com alimentos produzidos com propósito a se comunicar. Dentre os pilares que levamos em consideração na escolha das histórias que contamos estão sustentabilidade, tradição, cultura, memória afetiva, inovação e artesanato.
Sou jornalista, gastrônoma pela universidade do Slow Food na Itália, a UNISG, e consultora na área de turismo gastronômico. Desde 2018 tenho dividido meu tempo entre Brasil e Itália, sempre em busca de conhecimento ligado à gastronomia. Naquele ano, ao idealizar o Comida com História, tinha um propósito muito claro: compartilhar todo o aprendizado que vinha adquirindo desde 2014, quando comecei a atuar com turismo gastronômico. Como descendente de imigrantes italianos e libaneses, sempre considerei a cozinha o coração da casa, onde minhas melhores memórias foram construídas. Atualmente, uso o Comida com História como ferramenta pra que as pessoas tenham um olhar mais cuidadoso e carinhoso sobre a cadeia alimentar e todos os integrantes dela, pois acredito que comida é mais que alimento – ela é amor, cultura, tradição, identidade e um importante meio de transformação social e desenvolvimento econômico.
Sou escritora, nômade e jornalista. Trabalhei por mais de dez anos em televisão e há quatro anos me dedico exclusivamente à comunicação digital. Atualmente faço mestrado em Escrita Criativa em Coimbra, Portugal, país onde nasceram os meus avós paternos. É deles que eu herdo a paixão pela cozinha e pelos sabores tradicionais. Aprendiz da minha avó, sempre amei cozinhar e inventar receitas. Depois que me tornei vegana, em 2021, passei a recriar minhas comidas afetivas com ingredientes vegetais.
Sou jornalista com mais de 20 anos de experiência em televisão e comunicação de massa. Fui editor-chefe de telejornais em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia, e também trabalhei com comunicação digital em São Paulo. Atualmente faço doutorado em Coimbra, Portugal, uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e provar novos sabores. Acredito que a luta por uma sociedade mais justa e sustentável passa obrigatoriamente pelo que colocamos em nosso prato. O que comemos pode sim ajudar a melhorar o mundo!
Cada pessoa interage melhor com um tipo de linguagem, por isso você precisa saber em quais plataformas seu público é mais ativo. Nossa equipe orienta e produz conteúdos impressos e digitais para diversas plataformas, deixando você ainda mais próximo de quem quer conversar, seja através de vídeos, podcasts, revistas digitais ou texto.
Talvez você tenha muitas histórias pra contar, mas não tem a técnica para comunicá-las. Às vezes por vergonha da câmera, outras por não saber como organizar as ideias de forma clara. Seja em entrevistas para a imprensa ou até em vídeos para as redes sociais, ter desenvoltura para falar virou elemento chave. Oferecemos treinamento para uma pessoa ou grupos treinarem sua oratória na hora de se comunicar.
Quem produz alimento sabe o potencial que o segmento turístico gastronômico tem. As pessoas querem cada vez mais conhecer de perto onde é produzido e quem produz sua comida. Mas não basta abrir as portas para receber o visitante, é preciso se preparar com profissionalismo. Nós prestamos consultoria para empresas do setor que queiram alinhar produção com receptivo, ajudando no desenvolvimento de comunicação estratégica.
Agora que você conhece um pouco do Comida com História, que tal nos mandar uma mensagem dizendo como podemos lhe ajudar? Ficaremos felizes em responder e iniciar uma nova parceria.
Copyright © 2023 Comida com História – CNPJ: 11.856.573/0001-38 | Implementado por Plat.Co