Se você estiver em um restaurante na Europa e pedir mostarda ao garçom, é bem provável que, em vez de um tubo amarelo, ele traga um vidrinho com um creme esverdeado. Também é bem provável que, depois de cobrir a comida com esse creme e dar uma garfada, você seja obrigado a esvaziar sua bebida para aliviar a ardência. “Mas que mostarda é essa?”, você se pergunta. Prazer, mostarda Dijon.
Depois do impacto inicial, a ardência logo passa e vem um fascínio quase hipnotizante pelo sabor desta iguaria, que não ganhou fama à toa. Especialmente quando harmonizada com carnes vermelhas, a mostarda de Dijon faz você jurar que nunca mais vai comprar aqueles tubos amarelos. Criado na cidade de Dijon, na França, é considerado o terceiro produto que mais identifica o país, atrás apenas do vinho e dos queijos.
Como é produzida a mostarda de Dijon?
As sementes de mostarda marrom são amassadas junto com especiarias e imersas em um líquido, que pode ser vinho branco ou vinagre, para a liberação do óleo que proporcionará a sensação picante. Após 15 dias, as sementes são trituradas e peneiradas. A pasta da mostarda é deixada para maturação e dissipação do amargor entre 48 e 72 horas. Após este período, ela está pronta para consumo.
Uso na gastronomia
Pode acompanhar salada, frango e peixe, mas é na carne vermelha que a mostarda de Dijon encontrou sua melhor parceria. A tradicional receita francesa de entrecôte com molho de mostarda acompanhada de batatas fritas teve origem na França e ganhou o mundo.
Para harmonizar com peixes, a mostarda de Dijon pode ser usada no preparo de um molho bechamel. Na salada, junto com mel e gengibre. Ou na base de um molho de alcaparras para acompanhar um frango. Se o prato for carne, ela nem precisa de muito disfarce.
Por que Dijon?
Dijon é a capital da Borgonha, famosa pela produção de vinhos. No entanto, a principal cidade da região ficou conhecida mesmo pela mostarda. Foi lá que o tradicional método de produção da mostarda foi desenvolvido. Embora não seja uma denominação de origem controlada, as melhores mostardas de Dijon no mundo só poderiam ser fabricadas em… Dijon. Nos supermercados, há várias outras marcas se apropriando do conceito. Mas não espere sentir o sabor de Dijon depois de espremer um tubo qualquer.