Comer é muito mais do que uma necessidade fisiológica através da qual buscamos saciar a fome e satisfazer desejos. A alimentação pode ser entendida como uma verdadeira oportunidade para melhorar a nossa qualidade de vida, promovendo saúde ao corpo e à própria terra, dependendo do modo de plantio.
Consciente de que a produção de alimentos é uma potente ferramenta de reconexão do ser humano com a natureza, e interessada em promover espaços e experiências que incentivassem esse processo, Thais, que é bióloga, mestre em Biologia de fungos, algas e plantas, e também tem formação em Paisagismo, decidiu empreender no ramo de hortas caseiras.
O trabalho teve início em Florianópolis, onde Thais criou a marca Tha Na Terra, e começou a vender hortas em caixas de feira reutilizadas de seu empreendimento anterior, um hortifruti de produtos orgânicos. Atualmente em Campinas, sua cidade natal, ela presta consultorias para implantação e manutenção de hortas caseiras, e também realiza atendimentos online.
Plantar comida em casa, apesar de ser uma prática antiga, foi favorecida pela situação da pandemia, que trouxe à tona a temática de valorização da vida e a necessidade de modificar hábitos. Muitas das pessoas que puderam ficar em casa durante a quarentena, começaram a substituir e/ou agregar elementos ao ambiente, com a intenção de aumentar o bem-estar no dia a dia. Isso fez com que as plantas ganhassem destaque, tornando-se mais presentes em muitos lares.
Além de proporcionar aconchego, as plantas nos ensinam e mudam nossa percepção da vida. Acompanhar o desenvolvimento do plantio até a colheita é uma oportunidade de se conectar com o processo, entendendo melhor o tempo da natureza, e aprendendo a enxergar beleza em cada fase que se vivencia.
Cultivar o próprio alimento não só pode ser uma ótima terapia, como também uma forma eficiente de estreitar a relação com a comida que, para muitas pessoas, não passa de um produto da prateleira do mercado e do consumo de alimentos ultraprocessados. Mesmo que em vasos ou espaços reduzidos, o cultivo oferece benefícios diversos como, por exemplo, ter ingredientes mais frescos no prato, compreender o valor do alimento além do preço, valorizar a terra e o trabalho de agricultores, e aprender sobre as dinâmicas da natureza na prática.
Uma das grandes motivações para a realização desse trabalho é desmistificar a ideia de que a mudança é impossível. Quando o assunto é alimentação de qualidade, surgem muitos argumentos nesse sentido. Com certeza, transformar o que está estabelecido é um desafio, mas se começarmos com o que já temos disponível, podemos avançar e abrir novos caminhos.
Além dos produtos e serviços que oferece, Thais também planta suas ideias através de conteúdo online que publica nas redes sociais da Tha Na Terra, com o objetivo de aproximar pessoas e natureza pelo convívio com plantas.