A canoa de garapuvu é um tipo de canoa usada para a pesca artesanal, mas que durante muitos anos foi um dos meios de transporte mais importantes da Ilha de Santa Catarina, ligando também a ilha ao continente, fazendo o transporte de passageiros e cargas como produção agrícola, cerâmica e outros tipos de mercadorias. O modo de fazer a embarcação foi aprendido pelos imigrantes açorianos junto aos índios Carijós, que já faziam uso da canoa. Feita com o tronco inteiro da árvore garapuvu, é ainda hoje confundida com a canoa de um pau só. No entanto, a canoa de um pau só pode também ser confeccionada com outros tipos de madeira. O garapuvu é a árvore símbolo de Florianópolis desde o ano de 1992, quando foi proibido o seu corte e, consequentemente, houve redução na produção desse tipo de barco. A canoa de garapuvu pode ser movida à vela de pano ou à remo.
Neste mini documentário você vai conhecer a história da canoa de garapuvu através da paixão de um canoeiro.
Este vídeo faz parte do Guia Cultural Gastronômico de Florianópolis, realizado via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Franklin Cascaes e apoio cultural da Rede Mar de Canasvieiras e Dimas.
O projeto do Guia Cultural Gastronômico de Florianópolis é totalmente patrocinado pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91.
Acesse o Guia completo aqui.