“A gastronomia está em todos os lugares. Não se refere somente a certas comidas, certos modos de cozinhar e consumir, certas tradições ou certos lugares do mundo. Todos os produtos da terra, dos mares e das florestas podem ser gastronomia. Cada cozinha, da mais simples e mais doméstica à mais refinada, pode ser gastronomia. Cada modo de consumo pode ser gastronomia. Gastronomia é o estudo de tudo o que é relacionado à comida, entendido como um valor cultural ou científico. Gastronomia tem a ver com todas as coisas vivas, seja planta, animal ou humano. É paixão e amor pela vida, onde quer que seja percebida em relação à primária e eterna necessidade de comer.”
O trecho acima faz parte do Manifesto da UNISG (Università degli Studi di Scienze Gastronomiche), a universidade do Slow Food, que tem sede em Pollenzo, na região italiana do Piemonte. Fundada em 2004, a organização atua na propagação dos ideais do movimento Slow Food.
Por terem objetivos em comum, a UNISG e o Comida com História fecharam um acordo de colaboração para a divulgação de conteúdos ligados à gastronomia.
O que é o movimento Slow Food?
Tudo começou em Roma, capital da Itália. A cidade se tornou, ao longo dos séculos, a representante das tradições e cultura italianas. O local onde as cozinhas de todo o país têm espaço. Foi exatamente lá, que em 1986, na tentativa de abertura do primeiro fast food do país na Piazza di Spagna (Praça da Espanha), que Carlo Petrini e outros fundadores criaram o movimento Slow Food. Eles não aceitavam a chegada da homogeneização da comida, mesmo que simbólica, em um lugar tão cheio de história e cultura como Roma.
Desde então, o movimento se internacionalizou, sempre com ações para garantir alimento bom, limpo e justo para todos.
A universidade
A UNISG é uma universidade internacional, reconhecida pelo governo italiano, que oferece cursos nas línguas italiana e inglesa. Com sede em Pollenzo, região do Piemonte, norte da Itália, foi instalada em um complexo que é Patrimônio Mundial da UNESCO por ter sido parte das residências da família Savoia. Um local repleto de história!
É dentro da cultura gastronômica italiana que estudantes de todo o mundo compartilham aprendizados e experiências, ao mesmo tempo que aprendem com professores italianos e também de outros países. A ideia é proporcionar a troca de conhecimento entre eles e, paralelamente, inserir os alunos em um contexto onde a gastronomia é tratada como uma joia. E isso eles vivenciam no dia-a-dia enquanto vivem na Itália durante o período do curso.
A Itália é famosa mundialmente por manter viva tradições alimentares, respeitar e preservar alimentos artesanais e, principalmente, valorizar os pequenos produtores. O que a tornou uma grande exportadora de produtos artesanais gastronômicos. Em Pollenzo, a universidade leva essa característica a sério, mostrando que a gastronomia vai muito além do prato.
É baseado nos princípios do Slow Food que as disciplinas ensinadas na universidade são formadas. Ciência, ecologia, economia e cultura na produção de alimentos integram a abordagem interdisciplinar que a universidade dá à gastronomia. Entre as matérias estão Antropologia do Alimento, Ecologia e Biodiversidade, História da Comida, Governança Global do Alimento, Filosofia da Comida e Estética do Gosto, entre outras.
Collab entre Comida com História e UNISG
Foi na UNISG que Leyla Spada, idealizadora do Comida com História, estudou. O que trouxe para o projeto a vontade de contar as histórias que existem por trás do que se come. Desde que começou a ser idealizado, em 2018, isso foi ficando cada vez mais enraizado no propósito do Comida com História, moldando as ações desde a escolha do nome até a seleção de pautas para as reportagens.
Segunda Leyla, “um caminho sem volta, no qual o alimento passou a ser o centro de tudo”.
Nesse fluxo de querer compartilhar o universo da comida e fazer mais pessoas enxergarem a gastronomia por diferentes ângulos, que o Comida com História anuncia uma novidade: a colaboração com a UNISG na produção de novos conteúdos e na divulgação de artigos que são produzidos dentro do departamento de comunicação da universidade. São reportagens diferenciadas, que trazem visões que vão fazer todo o leitor repensar o que come.
Tudo vai poder ser acessado aqui pelo portal do Comida com História. É só acompanhar as redes sociais e assinar a newsletter.