O terroir de um estado brasileiro colonizado por alemães, italianos e açorianos não pode ser definido por uma única bebida. Das cervejarias artesanais no Vale do Itajaí às vinícolas na serra e no sul do estado, passando pelas cachaçarias na Grande Florianópolis. Santa Catarina produz safras de alta qualidade de bebidas artesanais que contam um pouco da história local.
Para conhecer um pouco mais sobre as origens destas bebidas artesanais, o Comida com História preparou um breve roteiro turístico que percorre o estado de norte a sul em busca dos sabores que definem toda essa diversidade cultural em apenas um gole. É o passeio perfeito para fazer quando a pandemia acabar – desde que você não saia dirigindo um carro depois de visitar os lugares a seguir.
Cervejas
As cervejas catarinenses são destaque nacional graças à influência europeia, que garante qualidade aos produtos devido ao processo produtivo, totalmente inspirado na tradição dos países mais cervejeiros do mundo.
A cervejaria Schornstein, por exemplo, é localizada em Pomerode – considerada a cidade mais alemã do Brasil. Utiliza em sua produção apenas malte, lúpulo, fermento e água. A fábrica está instalada em um prédio histórico e altamente representativo para a cidade.
Já em Blumenau, a cervejaria Bierland, cuja fábrica tem capacidade de produção de 120 mil litros por mês, é um dos destinos. Além da influência germânica, as cervejas Bierland são inspiradas em diferentes estilos, como o belga, o inglês e o norte-americano.
Vinhos
O enoturismo em Santa Catarina vem crescendo muito nos últimos anos. Por isso, algumas vinícolas localizadas no sul do estado abrem suas portas aos visitantes, a fim de proporcionar uma excelente “wine experience”.
Fiel à história de ocupação da região, a Vinícola Mazon foi fundada por dois irmãos na década de 1970, em Urussanga. No local, é possível conhecer o processo produtivo de vinhos e espumantes. Com destaque para a variedade Goethe, típica da região de Urussanga e Pedras Grandes – recentemente classificada “Vales da Uva Goethe”.
Em São Joaquim, a Villa Francioni proporciona uma experiência com um tour guiado por suas belas instalações, que incluem até uma galeria de arte. Sem falar na degustação de seus premiados vinhos ao final do passeio. Também na serra, em Bom Retiro, a vinícola Thera conta com instalações sofisticadas, e oferece até uma pousada aos visitantes.
Cachaça
Com a colonização açoriana, a produção de cachaça em Santa Catarina foi impulsionada e se expandiu por todo o estado. Hoje, a pinga catarinense está no cardápio de restaurantes caros, botecos finos e exposições de arte.
O Armazém Vieira, em Florianópolis, é considerado um ícone da cidade. Em seu prédio histórico é onde funciona a indústria de engarrafamento de cachaças envelhecidas, diferenciadas pelo tempo de armazenamento em tonéis de madeira Ariribá e Grápia. Por meio de visita agendada, pode-se conhecer a adega, seus antigos tonéis de envelhecimento, e as instalações de engarrafamento dos premiados rótulos “Armazém Vieira” e “Canafita”.