Um raio de sol passa entre os galhos da araucária. Luz e sombra fazem a dança do contraste. A dança do nascimento. Sim, aqui nesta terra do Planalto Norte de Santa Catarina, neste chão indígena, tropeiro, imigrante… bem aqui nasce uma erva que precisa do contraste. A erva-mate que vive sob os braços da araucária é patrimônio do território e de cada família que carrega a produção tradicional através dos anos.
Quando Hedina Schiessl era criança e ganhou a primeira cuiazinha da avó, não sabia que estava prestes a experimentar mais do que uma bebida. Ela agarrava o fio da continuidade: no Rancho do Barbaquá, Hedina e o marido ajudam os pais dela a manter a produção da erva que em 2022 ganhou Indicação Geográfica.
Podar, colher, sapecar no fogo, levar ao barbaquá, o grande pilão que tritura folhas e pequenos galhos da planta. É com as mãos, os braços e pouquíssimas ferramentas que se produz a erva-mate mais pura. Um produto que, no encontro com a água quente, faz borbulhar uma história de séculos. Uma tradição que começa nos povos originários e se estende a todos que vivem na região – e até aos recém chegados que sempre são bem-vindos a visitar o rancho e desfrutar dos prazeres mais simples. Um nascer do sol regado a uma boa prosa e um saboroso chimarrão.
Este vídeo teve sua estreia no 1o. Cozinha Show – Comida com História, um projeto cultural realizado pelo Comida com História, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o incentivo de Bistek Supermercados e Metalúrgica Spillere.
Saiba mais sobre o 1o. Cozinha Show – Comida com História aqui.
ACESSE AQUI A VERSÃO DO VÍDEO COM LEGENDA.