Chá verde, chá diurético, chá detox, suchá… A crescente preocupação com o bem-estar e a saúde faz com que estes termos se tornem cada vez mais populares entre nutricionistas e influenciadoras fitness. As propriedades e benefícios desta bebida milenar turbinaram a demanda e fizeram surgir uma enorme variedade de preparações voltadas para o emagrecimento, a estética corporal e, por que não, o simples prazer de relaxar sentindo o aroma da infusão. Mas, afinal, quais são as origens do chá?
O chá está em alta, mas na verdade nunca saiu de moda. Depois da água, é a bebida mais consumida em todo o mundo, e a sua história se confunde com a da própria humanidade. Existem indícios de que tenha nascido na China nos anos 2700 a.C., e que haja uma conexão com o mítico imperador Shen Nong, reconhecido como o pai da medicina chinesa e da agricultura do país.
Shen Nong teria descoberto 365 ervas medicinais, mas sua relação com o chá verdadeiro, aquele originário da planta Camellia Sinensis, aconteceu quando uma folha caiu dentro de um pote com água quente que ele estava fervendo. Se é mito ou verdade, não sabemos, mas fazemos abaixo um pequeno resumo da história do chá.
- 2700 a. C.: Descoberta do chá pelo imperador Shen nong da China;
- 250 d.C.: Escritas mais antigas do cultivo de chá na China;
- 618-907: Durante a Dinastia Tang, o chá tornou-se a bebida nacional chinesa;
- 800: Lu Yu escreve o livro The Classic of Tea (O Clássico do Chá);
- 800: Primeira vez que o chá é levado para o Japão;
- 1100 – 1200: Reintrodução do chá no Japão e utilização pela cultura Zen no auxílio da meditação;
- 1368 – 1644: Dinastia Ming, quando existem os primeiros registros de chá preto. A cerâmica torna-se o material mais popular para infusão;
- 1559: Primeiro registro de chá em um documento europeu;
- 1600: Primeiro embarque comercial de chá para a Europa, feito por portugueses e holandeses;
- 1660 – 1800: Chá torna-se popular na Grã-Bretanha;
- 1790 – 1870: Venda pesada de ópio para a China pela Grã-Bretanha para equilibrar o déficit do comércio de chá;
- 1834: Comissão de Chá estabelece o plantio de chá na Índia. Chá é confirmado ser nativo de Assam;
- 1830 – 1850: Primeiro cultivo experimental e produção comercial de chá na Índia;
- 1840 – 1880: Plantio expande até Darjeeling;
- 1860: Corrida de navios de carga com chá da China para o Reino Unido;
- 1867: Início de plantio de chá em Ceylon (atual Sri Lanka);
- 1905 – 1925: Início de plantio de chá no leste do continente africano;
- 1908: Invenção por engano do saquinho de chá nos Estados Unidos;
- 1935: Os saquinhos de chá chegam à Grã-Bretanha;
- 1955 – 2006: Adoção em massa dos saquinhos de chá na Grã-Bretanha;
- 2000: Novas plantações de chá no Havaí, Grã-Bretanha e Nova Zelândia.
As origens do chá são tão interessantes quanto a origem de seu nome, que em alguns países é tea, tee, tè, tèh, enquanto em outros, incluindo o Brasil, é chá, chay, shay, chai, cha. A semelhança entre os nomes em diferentes países depende de como o chá chegou até lá, se por mar ou por terra, como mostra a figura abaixo:
No Brasil, o chá foi trazido pela família real há 200 anos. Dom João IV, o Rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, trouxe para o Brasil, em 1812, sementes para plantar no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Foi ali que iniciou a história da cultura de cultivo de chá no Brasil.
No Brasil e no restante do mundo, o hábito de tomar chá (incluindo o chá verdadeiro da planta Camellia Sinensis e as infusões de ervas, flores e plantas) há muito tempo não é mais visto como uma ingestão de remédio, mas também como um hábito prazeroso, ligado a um modo de vida mais saudável e sociável.
Essa ‘nova’ forma de beber chá tem inspirado produtores e especialistas a criarem variedades para agradar um número cada vez maior de consumidores. Além dos tradicionais originários da Camellia Sinensis, preto, verde, branco e Oolong, que variam de acordo com a oxidação, a indústria de chá está investindo em chá gasoso, chá para infusões geladas, chás botânicos funcionais e de ervas.
Em um mundo cuja globalização começou a existir quando produtos passaram a percorrer o mundo, o chá é apenas um dos muitos que contam histórias de países e povos.