Leyla Spada é jornalista formada na Universidade Federal de Santa Catarina, e gastrônoma pela Università degli Studi di Scienze Gastronomiche, pertencente ao Slow Food, com sede na Itália.

Há mais de seis anos trabalhando no ramo de viagens gastronômicas, Leyla se encantou com o mundo da gastronomia, principalmente quando visitava produtores de alimentos. Passando por produções pelo Peru, Itália, França, Espanha e Tailândia, ela percebeu que não basta degustar um produto, é preciso entender como ele é produzido e conhecer quem o produz.

A partir daquele momento, viu a necessidade de conhecer produtos e produtores em seu próprio país, Brasil, e o que antes era encantamento, virou amor. Cada conversa que tinha com um agricultor, cada paisagem do campo, cada alimento que degustava, cada injustiça que presenciava, traziam a certeza de que o aprendizado adquirido e sensações vividas não podiam ser mantidos só para si, mas deveriam, obrigatoriamente, ser compartilhados com outras pessoas.

Foi aí que nasceu o Comida com História: primeiro como uma ideia, e hoje, depois de ter terminado o Master em ‘World Food Cultures and Mobility’ (Culturas e Mobilidade da Comida Mundial) na Unisg, torna-se uma realidade.

Porém, como são muitas as histórias a serem contadas, outros gastrônomos, jornalistas e especialistas em comida serão convidados a compartilhar conhecimentos e experiências no portal, para que mais vozes sejam ouvidas e, principalmente, para que a pluralidade do Comida com História seja aceita com empatia por seus leitores.