O mundo do azeite de oliva é ainda desconhecido pela maioria das pessoas.
O que você sabe sobre o azeite de oliva além de que é feito de azeitonas?

O azeite de oliva é uma das gorduras vegetais mais faladas, apreciadas e consumidas no mundo. Ao mesmo tempo, detalhes importantes de sua produção e consumo são pouco conhecidos! Um pouco antagônico, não? Foi por este motivo que me foi despertado o interesse pelo fascinante mundo dos azeites de oliva, principalmente a denominação Premium, que tanta curiosidade me aguçou.

Sou pantaneira de origem, minha família chegou à Nhecolândia há mais de um século. Essa é uma das mais importantes regiões do Pantanal, localizada em Mato Grosso do Sul. Entretanto, a curiosidade acabou por me levar para longe dos rios e fazendas do Pantanal. Foi na Catalunha, Espanha, onde vivi dez anos, que tive a oportunidade de conhecer e aprender tudo o que hoje domino sobre os azeites de oliva. Foi também na Espanha que me formei no curso de Sommelier de Azeites de Oliva pela Escuela Europea de Cata, em Madri. Uma experiencia inolvidable (inesquecível).

Eu cheguei à cidade de Barcelona sem a menor pretensão, com o plano inicial de morar lá por um ano para estudar espanhol, e acabei ficando dez anos! Foi na Espanha que aprendi que vivemos a gastronomia, e que na refeição do dia a dia existe um verdadeiro ritual, com o azeite de oliva sendo um dos principais protagonistas!

Descobri o quanto o azeite é um produto ainda pouco conhecido. Para se encontrar um produto de qualidade, a tarefa não é tão fácil assim. É preciso conhecimento e faro, além de um apanhado de informações técnicas que trazem à tona a clareza do que é um azeite de oliva de qualidade. 

Os azeites são classificados em Extra Virgem, que são os azeites sem defeito, de maior qualidade, e Virgem, que são azeites com defeitos leves, de categoria inferior. Além desses dois, existem os refinados, que passam por uma série de processos químicos para eliminar seu sabor e cheiro. Normalmente, esse azeite é misturado com o Extra Virgem e é comercializado como azeite “suave” ou, simplesmente, “azeite”.

Dentro dessas categorias, decidi me especializar nos azeites Premium, que é um novo conceito. Eles hoje estão englobados juntos aos Extra Virgem, porém são azeites diferenciados dos comerciais, produzidos de forma totalmente artesanal e com a máxima qualidade.

Tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com o produtor de azeites Premium Adrià Dalmau, que é o responsável pelo projeto do azeite Nousegons, situado no pueblo de Arbeca, região de Les Garrigues, que fica a duas horas de Barcelona. Com o Adrià, aprendi sobre o processo de produção – desde as árvores centenárias, passando pela colheita, seleção, prensa e engarrafamento – deste “ouro líquido” que aporta tantos benefícios para a saúde. Com seus altos índices de polifenóis (caracterizado por aquele picor que sentimos na boca ao final da degustação de azeites de excelente qualidade), o azeite Premium é um aliado da longevidade.

O que é o azeite de oliva? "Harvest Party" ajuda o consumidor a entender mais sobre a iguaria.
Harvest Party da Hola Olive aproxima consumidor do mundo dos azeites de oliva

Essa paixão por azeites me fez criar a empresa Hola Olive, onde compartilho minha paixão e conhecimento pelos azeites de oliva, organizando degustações em Barcelona, e também na propriedade do azeite Nousegons. Junto ao Adrià, criei o conceito da Harvest Party, que nada mais é do que uma festa para celebrar a colheita, onde passamos o dia no campo, e aprendemos tudo sobre o processo de produção de um azeite Premium. E, claro, também provamos a iguaria, com delicioso almoço no campo entre oliveiras centenárias! Essa atividade só pode ser realizada na Europa nos meses de setembro, outubro e novembro.

O universo do azeite de oliva além de encantador, é recheado de histórias, tradição e curiosidades das mais variadas regiões produtoras pelos rincões do mundo. Somados a isso, tecnologia, avanços na oleicultura e paixão de produtores que de geração em geração aprendem e passam adiante o legado de um dos produtos mais importantes da humanidade.

Bem-vindos ao mundo do azeite de oliva.